A PAZ. ASSUNTO QUE TANTO NOS MOTIVA. UM DOS ITENS DA PAZ É A NOSSA SAÚDE.

Cuidados com os olhos
21 de setembro de 2017

Por

paz

Dentre os cinco sentidos, a visão é, provavelmente, o mais importante na conexão do indivíduo com o mundo ao seu redor. Analisamos o ambiente ao nosso redor, interpretamos emoções através da fisionomia das pessoas, temos auxílio em atividades corriqueiras do nosso dia a dia, enfim, são tantas as funções da visão que devemos sempre zelar pela sua saúde e bem-estar.

A melhor forma de cuidar da nossa saúde ocular é fazer a prevenção de futuros problemas, através da consulta oftalmológica periódica e cuidados com a saúde no geral (ex: controle de alterações sistêmicas como diabetes e hipertensão, atividades físicas, cessar tabagismo, alimentação saudável, etc).

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia o check up oftalmológico deve ser anual e ter início desde o nascimento. Em cada período da vida serão analisados fatores pertinentes a cada idade:

  • Nascimento: identificação de má formações oculares e alterações congênitas como glaucoma e catarata.
  • Infância: como o desenvolvimento visual só se completa ao redor dos 6 anos é importante fazer avaliações de refração e presença de estrabismo antes desta fase estar completa e assim, identificar precocemente atrasos no desenvolvimento visual.
  • Adolescência: nesta fase, os erros refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia podem sofrer grandes mudanças, gerando sintomas como cansaço, desinteresse pela leitura e dores de cabeça. Como na geração atual o uso de celulares e tablets está bastante excessivo também é importante o acompanhamento das suas possíveis consequências.
  • Após os 40 anos: nesta idade a presbiopia ou “síndrome do braço curto” aparece e acaba diminuindo a qualidade de vida, sendo indicado o uso dos óculos para perto. Também é importante a pesquisa de fatores de risco para doenças silenciosas, como é o caso do glaucoma.
  • Terceira idade: nesta fase as alterações mais importantes ocorrem. A detecção e tratamento precoces de alterações como degeneração macular relacionada a idade (DRMI) e glaucoma alteram completamente a chance de perda visual nestas doenças. Outra importante alteração típica desta faixa etária é o desenvolvimento de catarata e a indicação da cirurgia em um momento correto para manter a qualidade de vida.

Assim, o check up oftalmológico anual é muito importante para detectar alterações na visão, que muitas vezes são assintomáticas no início e potencialmente perigosas.

Boa parte dos casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados com o diagnóstico e tratamento precoces das doenças.

A consulta oftalmológica completa, com medida da acuidade visual do grau, realização do fundo de olho e medida da pressão ocular já identifica boa parte destes riscos. Em casos selecionados são necessários alguns exames complementares.

Não deixe de consultar seu oftalmologista periodicamente! Cuide da sua visão!

Responsável: Dra. Ana Carolina Arato Gonçalves | CRM: 144.321

 

 


Deixe uma resposta

*