Alimentação desequilibrada pode afetar a visão

Cuidados com os olhos
28 de março de 2018

Por

Alimentação desequilibrada pode afetar a visão

Manter um estilo de vida saudável é importante para o bom funcionamento do corpo, inclusive para os olhos. Em um simples exame de rotina, seu oftalmologista poderá notar que há distúrbios em outras regiões do corpo, pois algumas doenças podem causar impacto direto na visão.

Hábitos alimentares ruins e estilo de vida pouco saudável podem resultar níveis de colesterol alto, diabetes e hipertensão arterial sistêmica. Os efeitos disso tudo podem ser detectados nos olhos, isso porque os mesmos apresentam vasos mais delicados e suscetíveis.

Assim como observamos doenças vasculares oclusivas no corpo, como o Infarto Agudo do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral, podem ocorrer também “infartos” e “derrames” nos olhos, que cursam com baixa de visão repentina e, muitas vezes, total.

visão e alimentação

Ainda, o distúrbio de Lipídios, em especial o Colesterol, pode manifestar-se, na região das pálpebras através do depósito de matéria gordurosa amarelada em nódulos chamados Xantelasmas. Embora não causem dor, essas lesões podem ser incômodas e gerar desconforto estético.

Controlar os níveis de Colesterol no sangue são importantíssimos à saúde ocular, por isso, escolha manter um estilo de vida equilibrado, com uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras, além da prática regular de atividades físicas.

Cuide-se, afinal essa será sempre a melhor medida de prevenção!

Responsável: Dra. Aline Ruppert | CRM 156.560

Confira essa e muitas outras dicas na nossa página do Facebook.


Deixe uma resposta

*