Hipertensão ocular e glaucoma

16 de abril de 2018
hipertensão ocular

É comum a confusão entre glaucoma e hipertensão ocular. Frequentemente são mencionados como sinônimos, mas na verdade, são condições diferentes. Hipertensão ocular, como o próprio nome diz, é a pressão elevada nos olhos. Normalmente, a pressão ocular não ultrapassa o valor de 21mmHg. Quando ultrapassa, estamos diante de pressão alta nos olhos ou hipertensão ocular. Ter a pressão elevada nos olhos não significa que você tenha glaucoma e sim que tem risco de um dia desenvolver a doença.

Leia mais…


Deficiência Visual na Infância

03 de abril de 2018
Deficiência Visual na infância

A visão é um dos cinco sentidos do corpo humano e é a que nos possibilita de ver e de aprender sobre o mundo ao nosso redor, através da identificação das pessoas pelo rosto e as sutilezas de suas expressões, bem como a diversidade das coisas e suas formas.

Existem algumas doenças  que geram deficiência visual desde a infância e que devem ter atenção imediata dos pais desde o início, como: estrabismo, catarata congênita, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, retinose pigmentar, coloboma, hipoplasia do nervo óptico.

Leia mais…


Alimentação desequilibrada pode afetar a visão

28 de março de 2018
Alimentação desequilibrada pode afetar a visão

Manter um estilo de vida saudável é importante para o bom funcionamento do corpo, inclusive para os olhos. Em um simples exame de rotina, seu oftalmologista poderá notar que há distúrbios em outras regiões do corpo, pois algumas doenças podem causar impacto direto na visão.
Leia mais…


Artrite pode causar doenças nos olhos

21 de março de 2018
Artrite

Você sabia que a artrite ou a inflamação articular está relacionada às doenças reumáticas? Os problemas causados pela artrite, não se limitam aos danos causados às articulações, o que pode afetar outros órgãos do corpo, incluindo os olhos. É comum encontrar, por exemplo, a artrite reumatoide; lúpus eritematoso sistêmico; doença de behçet; poliangeíte granulomatosa (granulomatose de wegener); espondiloartropatias; artrite idiopátrica juvenil, entre outros.

Leia mais…


Hipertensão é silenciosa e pode afetar os olhos

27 de fevereiro de 2018
hipertensão

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença comum que ocorre no aumento sustentado dos níveis da pressão arterial. Com isso surgem diversas degenerações vasculares em todo o corpo.

O processo chamado de arteriosclerose, ocorre devido ao endurecimento das artérias que pode causar diversos problemas em nosso organismo, como: infartos no coração, diminuição da atividade dos rins, derrames cerebrais e lesões oculares.

Leia mais…


Entenda como a glicemia alta pode se manifestar nos olhos

19 de fevereiro de 2018
glicemia alta

Como você está enxergando? Você sabia que os olhos são uma janela para o nosso corpo? As perguntas podem parecer simples, mas a resposta pode abranger diversos aspectos.

A Hiperglicemia (Glicemia Alta) pode ser dividida em duas categorias, entre elas está a transitória ou crônica. Dentre as transitórias, temos como principais causas o abuso alimentar, estados infecciosos graves (como pneumonias) ou mesmo o excesso de hormônios catabolizantes e termogênicos por pessoas que desejam emagrecer.

Leia mais…


Coçar os olhos aumenta a chance de ter ceratocone na juventude?

07 de fevereiro de 2018
ceratocone

Normalmente, o ceratocone se desenvolve na adolescência e as alergias oculares podem estar relacionadas. Coçar os olhos fragiliza e deforma as fibras de colágeno da córnea (estrutura que compõe a superfície do olho).

Leia mais…


Saiba como conservar a saúde ocular

30 de janeiro de 2018
Saúde Ocular

O cuidado com os olhos são um investimento importante para a saúde geral, já que problemas de visão interferem em muitos âmbitos da rotina. Para além da prevenção de doenças e outras consequências graves como a cegueira, a boa adaptação aos óculos, por exemplo, evita sintomas como tontura, mal-estar e falta de concentração.

Leia mais…


Raios UV’S causam riscos à saúde dos olhos; veja os cuidados

24 de janeiro de 2018
Raios UV’S causam riscos à saúde dos olhos; veja os cuidados

Com a chegada do verão é preciso aumentar os cuidados com a exposição aos raios solares. O risco de lesão ocular é cumulativo, o que significa que o perigo aumenta à medida que envelhecemos. A falta de proteção contra a radiação ultravioleta (UV) pode causar catarata precoce, degeneração macular, pterígio, pinguécula e até melanomas de coroide. Mais de 50% da exposição à radiação solar, durante toda a vida, ocorre na infância, por isso, é fundamental proteger do sol os olhos das crianças.

Leia mais…


Como tornar a maquiagem uma aliada dos óculos de grau?

17 de janeiro de 2018
Como tornar a maquiagem uma aliada dos óculos de grau?

Usar óculos nem sempre foi considerado algo bonito ou charmoso, como é hoje em dia. A moda pegou de uma forma tão impressionante, que mesmo quem não tem problemas na visão está aderindo ao estilo, comprando armações sem lentes prescritas, só para aproveitar os lindos modelos de óculos. Outras ainda ficam insatisfeitas com os resultados e com isso optam pelo uso das famosas lentes de contato.

Leia mais…