Artrite pode causar doenças nos olhos

Doenças Oculares
21 de março de 2018

Por

Artrite

Você sabia que a artrite ou a inflamação articular está relacionada às doenças reumáticas? Os problemas causados pela artrite, não se limitam aos danos causados às articulações, o que pode afetar outros órgãos do corpo, incluindo os olhos. É comum encontrar, por exemplo, a artrite reumatoide; lúpus eritematoso sistêmico; doença de behçet; poliangeíte granulomatosa (granulomatose de wegener); espondiloartropatias; artrite idiopátrica juvenil, entre outros.

As manifestações oculares são variadas e podem apresentar sintomas, como: olho seco; ceratites; conjuntivites; vasculites; uveítes; episclerites e esclerites. Nessas diferentes possibilidades, ainda é possível visualizar alguns sinais, entre eles estão: olho vermelho; dor; irritação ocular e embaçamento visual. Além disso, em algumas situações, o paciente pode ser assintomático (aquele que não apresenta sintomas), mas mesmo assim demonstrar inflamação.

artrite

Caso o paciente apresente o diagnóstico de uma doença reumática é importante realizar avaliações periódicas com um oftalmologista. A inflamação ocular pode ser uma manifestação precoce ou tardia da doença. Mesmo que os olhos não estejam inflamados, dependendo das medicações administradas, o paciente pode evoluir com consequências de doenças, como: glaucoma, catarata e alterações na retina (maculopatia).

Dessa forma, seja adulto ou criança, ao surgimento de sintomas relacionados a artrite (dor, limitação dos movimentos) ou qualquer outra alteração sistêmica, incluindo as oculares. Procure um médico para que seja realizado o diagnóstico precoce e o acompanhamento conjunto regular com outras especialidades para assegurar sua saúde e qualidade de vida. Cuide-se!

Responsável: Dra. Júlia Takiuti | CRM: 156.167

Confira essa e muitas outras dicas na nossa página do Facebook.


Deixe uma resposta

*