IDOSO SIM, VELHO NÃO!

Cuidados com os olhos
01 de outubro de 2017

Por

botox

Quem disse que vaidade tem idade?

Hoje, independente do sexo ou de quantas “primaveras” já viveram, as pessoas estão ficando mais interessadas em se cuidar, tanto em relação a saúde como no que diz respeito a imagem, para conservar a autoestima, crescendo assim, a procura por procedimentos estéticos na terceira idade.

A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Sorrir, franzir a testa, assim como apertar os olhos podem, eventualmente, levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: as rugas. Elas podem transmitir aparência de cansaço ou até de uma face irritada, quando muitas vezes não se está.

Uma das soluções mais rápidas e seguras para atenuar as rugas é a aplicação de toxina botulínica.

Como a toxina age?

A toxina botulínica, comercialmente conhecida como Botox, é um agente capaz de paralisar a musculatura facial. Ela é injetada no músculo, tendo o poder de produzir paralisia temporária na área tratada.

Na oftalmologia foi inicialmente usada para o tratamento de estrabismo e espasmos da pálpebra (doença em que ocorre contração involuntária da musculatura periocular, ocasionando fechamento palpebral). Posteriormente, foi observado que a aplicação em volta dos olhos diminuía as rugas e, assim, passou a ser estudada para uso de fins cosméticos também.

Qual a indicação do tratamento?

Em termos estéticos, a toxina botulínica pode ser empregada para minimizar os efeitos do envelhecimento sobre a pele do rosto. Suaviza as rugas entre as linhas horizontais da testa, as linhas de expressão ao redor dos olhos (pés-de-galinha) e entre as sobrancelhas.  Também age na elevação das sobrancelhas e atenua o sorriso gengival.

Como é feita a aplicação?

A toxina é injetada usando uma agulha bastante fina, em pontos pré-determinados, a fim de relaxar os músculos-alvo. Existem diversas técnicas de injeção, uma para cada anatomia e força muscular de cada paciente. Os pontos da toxina de injeção devem ser escolhidos de forma diferente para cada tipo de rosto e expressão facial.

Pode ser utilizado anestésico tópico para minimizar qualquer tipo de dor. O procedimento é rápido, seguro e não deixa cicatriz.

Seus efeitos podem ser observados em média 48 horas após a injeção, obtendo seu efeito máximo em torno de 15 dias.

Vou ficar sem expressão facial?

Os músculos faciais não tratados mantêm sua contração normal, permitindo o movimento facial natural e simétrico.

O objetivo na aplicação de toxina é trazer sempre uma aparência natural, com suavização de linhas e rugas, mantendo a  expressão e identidade. Em doses certas, haverá uma harmonização da expressão sem prejudicar a comunicação.

Quanto tempo dura o efeito da toxina?

Seu efeito apresenta duração variável. Em termos gerais, normalmente sua eficácia é observada por um período de 4 a 6 meses. Existem fatores individuais que diminuem o tempo de duração, por exemplo: os tabagistas,   pessoas que apresentam musculatura facial muito forte (muito expressivas) e pessoas que praticam esporte intensos.

Para saber se a aplicação de toxina botulínica é indicada no seu caso, é importante conversar com seu médico, explicar o que incomoda e perguntar se esse procedimento é a solução para a sua queixa.

Deve-se estar atento se o paciente possui alguma condição que contraindique o procedimento, tais como alergias, doenças neuromusculares, gravidez, amamentação, medicamentos em uso e inflamações cutâneas.

A aplicação de toxina botulínica é segura quando realizada por um profissional experiente e treinado, e, quando bem indicada traz grandes benefícios para a  aparência.

Se podemos ficar mais jovens com o passar dos anos, por que não?

Responsável: Dra. Natalia Campos Monteiro de Castro – CRM 159.142

Confira esta e muitas outras dicas na nossa página do Facebook e Instagram

 


Deixe uma resposta

*