LUZ AZUL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA NOSSA VISÃO

Sem categoria
27 de julho de 2017

Por

banner luz azul

A luz visível é muito mais complexa do que você pensa. A maioria das pessoas está ciente de que a luz solar contém raios de luz visíveis e também raios ultravioletas invisíveis, que podem bronzear ou queimar a pele. Mas o que muitos não sabem é que, a luz visível emitida pelo sol compreende uma variedade de raios de luz e de cores diferentes que contêm diversas quantidades de energia. Como a radiação ultravioleta, a luz azul visível – a porção do espectro de luz visível com os comprimentos de onda mais baixos e a mais alta energia – tem benefícios e perigos.

A luz solar é a principal fonte de luz azul, porém também há muitas outras fontes dessa iluminação, tais como as luzes fluorescentes, LED e as televisões de tela plana. Mais notavelmente, as telas de exibição de computadores, notebooks eletrônicos, smartphones e outros dispositivos digitais emitem quantidades significativas de luz azul.

A quantidade de tempo que as pessoas gastam usando esses dispositivos e, a proximidade dessas telas com o rosto do usuário, tem gerado preocupação aos oftalmologistas, com possíveis efeitos em longo prazo para a saúde dos olhos.

Estudos mostram que muita exposição à luz azul pode danificar as células sensíveis à luz na retina. Isso causa mudanças que se assemelham as da degeneração macular, o que pode levar a perda de visão permanente.

A exposição excessiva diária a luz azul pode levar a fadiga (olhos doloridos ou irritados e dificuldade em focar), olho seco e/ou sensação de peso nos olhos.

Para evitar danos à visão, tente diminuir a quantidade de tempo gasto na frente de smartphones, tablets, computadores ou faça pausas frequentes para dar um descanso a seus olhos. Existem filtros para telas dos computadores e também lentes anti-reflexo para seus óculos ,que bloqueiam a luz azul do sol e dos dispositivos digitais.

Converse com seu oftalmologista sobre as formas de proteger seus olhos e de sua família contra os danos da luz azul.

Responsável:   Dra. Mariana Zatta Rodrigues | CRM: 179.130


Deixe uma resposta

*