Qual a importância do exame oftalmológico na infância e qual idade da primeira consulta?

Cuidados com os olhos
09 de maio de 2018

Por

oftalmológico

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, o primeiro exame oftalmológico deve ser realizado ainda no berçário, onde é realizado pelo pediatra/neonatologista, e consiste no teste do reflexo vermelho (teste do olhinho). Com esse teste é possível verificar se há alguma obstrução do eixo visual, evidenciando alguma patologia como catarata congênita, glaucoma congênito ou até mesmo a presença de tumores oculares. Ainda no berçário é possível verificar alterações de desenvolvimento ocular mais evidentes. Caso o teste do olhinho seja considerado alterado, o pediatra deverá realizar o encaminhamento ao oftalmopediatra o mais breve possível, a fim de evitar futuras alterações na visão e na saúde geral do paciente.

Até os dois anos de idade recomenda-se uma consulta oftalmológica a cada 6 meses. A partir dessa idade até cerca de oito anos de idade a visão da criança ainda está em fase de desenvolvimento, sendo necessária uma consulta anual.

oftalmológico

Nas consultas de rotina o oftalmopediatra irá realizar o exame completo da criança, sendo avaliada a visão, fixação, movimento ocular e visão binocular. Nessas consultas serão realizados os exames de rotina como a refração, biomicroscopia e o exame de fundo de olho, com esses é possível avaliar se há alguma alteração na saúde ocular da criança e se seu desenvolvimento está de acordo com o esperado.

É importante que a família observe também alguma alteração de comportamento ou algo que sugira alteração da visão da criança como aproximar demais os objetos do rosto, desvios oculares ou se a criança reage negativamente à oclusão de um dos olhos.

Responsável: Dra. Maryela

Confira essa e muitas outras dicas na nossa página do Facebook.


Deixe uma resposta

*